Pular para o conteúdo principal

A Busca pela Felicidade

Todos estão na busca da Felicidade, certo? Porém, a maioria de nós está buscando no lugar errado ou forma errada. 

Se queremos ser felizes para sempre, como podemos colocar como fonte de nossa felicidade coisas finitas e impermanentes? 
Esse erro vem da nossa ignorância de achar que as coisas, as pessoas ou as conquistas preenchem essa falta, essa insatisfação e, se você está se questionando se isso é verdade ou não, acompanhe meu raciocínio. 

Sou um estudante universitário, e durante o curso não vejo a hora de me formar para arranjar aquele emprego dos sonhos, afinal é isso me fará feliz, é isso que escolhi. Me formo, e percebo que esse emprego sonhado não é tão fácil assim, e acabo arrumando um que me traz uma estabilidade, pois felicidade mesmo só aquele emprego me dará. Durante esta busca, sinto que minha felicidade mesmo será completa quando eu arrumar um relacionamento afetivo, arrumo, e por um tempo sinto que achei a felicidade, era exatamente isso que me faltava. Mas logo eu penso que feliz mesmo eu vou ser quando comprar minha casa. Trabalho, me esforço, compro. Me sinto feliz, realizado, tenho um bom emprego, um ótimo relacionamento e minha casa própria. Mas na sequência penso, como seria incrível ter aquele carro novo, lindo, e aí ter o carro se torna minha nova busca. E assim vai... infinitamente... carro, casa, casa na praia, novo emprego, promoção, casamento, filho, viagem, etc. 

Eu diria que mais de 90% das pessoas passam a vida nesse jogo de buscar a felicidade, apenas mudando o objeto que acham que lhes trarão felicidade e jamais percebendo que essa busca é ilógica e sem fim. 

O estudo de Vedanta (filosofia do Yoga) mostra ao aluno os erros dessa busca e como amenizar o sofrimento entendendo que nossa real natureza é, em si só, plena e feliz. Porém nossa mente e nosso ego, querem se satisfazer, e criam essas armadilhas para estarem sempre no comando e nos impedem de visualizar essa felicidade permanente. 

Quando estamos dormindo em sono profundo, nossa mente está “desligada” assim como seu ego, e você está ali, completo e feliz, a única coisa que existe é sua real natureza, e ela é pura paz. Por isso é tão bom dormir, e pessoas com depressão ou outros distúrbios dormem demais, pois é uma maneira de ficar bem, de fugir dos problemas. 

Mas não só o sono profundo te mostra isso, quando vamos ao cinema, também nos sentimos bem, nossa mente muda de foco, ao invés de focar nos nossos problemas, ela é “emprestada” para o filme. E assim como no sono profundo, nos sentimos bem, em paz. E isso funciona para qualquer outra distração, muda o foco da mente, e nos dá alívio. 

Não coloque a sua felicidade nas coisas, busque a felicidade que você já é! 

Juliana Romera
Harih Om 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você está em Paz?

O que você considera por “estar em paz”? Muitas vezes pensamos que só teremos paz aos domingos e feriados, onde poderemos sentar, descansar, ler um livro, ficar à toa, etc., mas essa não é a realidade da maior parte da sua vida, do nosso tempo. Temos sempre algo a fazer, a resolver, um e-mail para checar, louça para lavar, filho para cuidar, aquela atualizada nas redes sociais, e assim vai.  Vamos então diferenciar descansar e ficar à toa de estar em paz.  Descansar faz parte, todo mundo precisa reservar um pouco do seu tempo para isso, o corpo precisa, a mente precisa. Estar em paz é um estado, e não uma situação, um sentimento.  Fazer o que deve ser feito da melhor maneira possível te deixa em paz. É comum ouvirmos as pessoas falarem que estão com o coração em paz após tomarem alguma atitude ou após resolver alguma pendência com alguém. Estar com o coração em paz é estar em paz. Estar com o coração em paz é saber que se fez o que deveria ser feito.  Quando o que

É possível aprender Yoga sozinho?

A resposta é: NÃO!   Antes de mais nada, deixo claro que, quando me refiro ao Yoga, não estou falando apenas das posturas, e sim de todo o conjunto de uma Vida de Yoga, uma vida de valores e em busca do autoconhecimento. Autodidata é aquele que não tem professores ou mestres, que intui um conhecimento. Mas um autodidata que aprende em livros, será que o autor não é seu professor? Um autodidata que aprende assistindo outras pessoas realizando alguma tarefa, será que essa pessoa não se torna o professor?  Ou seja, um conhecimento para ser só seu, precisa ser descoberto e intuído por você, e você só pode conhecer coisas que sejam diferentes de si. Um músico autodidata, ouve músicas, treina seu ouvido para perceber notas e tons e assim consegue tocar um instrumento. O músico é diferente da música. Um marceneiro que aprende vendo outros marceneiros trabalharem e intui as técnicas, testa, etc... ele só consegue pois tem como observar a marcenaria e assim aprender a fazê-la. Quando falam